Notas Legais

O website de Relações com Investidores da CSU contém declarações prospectivas, as quais estão sujeitas a riscos e incertezas, pois foram baseadas em crenças e premissas da Administração e em informações disponíveis. Declarações prospectivas incluem afirmações a respeito das intenções, crenças ou expectativas atuais da Companhia ou da Administração em relação a uma série de assuntos, entre os quais se destacam:

  1. As expectativas e estimativas dos administradores da CSU quanto ao futuro desempenho financeiro da Companhia, planos financeiros e efeitos da concorrência;

  2. Níveis de endividamento e demais obrigações financeiras da CSU e sua capacidade de contratar financiamentos quando necessário e em termos razoáveis;

  3. Interesses de seus acionistas controladores;

  4. A capacidade da Companhia de implementar suas estratégias e seu plano de investimentos;

  5. Alterações nas taxas de inflação, taxas cambiais e/ou nas taxas de juros;

  6. Competição no setor de serviços de processamento de cartões e atividades relacionadas;

  7. Medidas governamentais e alterações em políticas fiscais e legislação tributária;

  8. Centralização dos serviços de processamento pelos emissores de cartão;

  9. Alterações tecnológicas e aumento de custos;

  10. Variações cíclicas e sazonais nos resultados operacionais da Companhia;

  11. Falhas sistêmicas, quedas e racionamento de energia elétrica;

  12. Capacidade da CSU em manter e ampliar sua base de clientes mediante a renovação de seus contratos comerciais e a celebração de novos contratos;

  13. Interrupção ou perturbação nos serviços da Companhia;

  14. O término antecipado dos contratos comerciais;

  15. A capacidade da CSU de adquirir novos clientes e negócios;

  16. Outros fatores e tendências que venham a impactar a condição financeira da Companhia e aqueles fatores de risco apresentados na seção Fatores de Risco; e

  17. Outras declarações contidas neste website relacionadas a fatos não históricos.


     

Investidores devem estar cientes de que os fatores acima mencionados, além de outros discutidos neste website de relações com investidores, poderão afetar os resultados futuros da Companhia e poderão levar a resultados diferentes daqueles expressos nas declarações prospectivas que a CSU faz neste website e em documentos aqui contidos.

Declarações prospectivas também incluem informações sobre os resultados futuros possíveis ou presumidos das operações da Companhia. Essas informações são apresentadas em diversas seções neste website, bem como em declarações que incluam as palavras "acredita", "pode", "continua", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "estima", "antecipa", ou similares.

Declarações prospectivas não representam garantia de desempenho. Elas envolvem riscos, incertezas e premissas, pois se referem a eventos futuros e, portanto, dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer. A condição futura da situação financeira, resultados operacionais, estratégias, participação de mercado e valor de mercado da CSU poderá apresentar diferença significativa se comparada àquela expressa ou sugerida nas referidas declarações prospectivas. Muitos dos fatores que determinarão esses resultados e valores estão além da capacidade de controle ou previsão da Companhia.

Investidores são alertados para não depositarem confiança indevida em declarações prospectivas.


Fatores de Risco

Antes de tomar uma decisão de investimento, os potenciais investidores devem considerar cuidadosamente todas as informações disponíveis neste website, em especial os riscos mencionados abaixo. Os negócios, situação financeira e resultados de operações da CSU podem ser adversa e materialmente afetados por quaisquer desses riscos e, por conseguinte, impactar negativamente os títulos emitidos pela Companhia. Os riscos descritos abaixo são aqueles conhecidos pela CSU e que acredita-se podem afetar de maneira relevante a Companhia. Riscos adicionais não conhecidos pela CSU ou irrelevantes também podem afetar os seus negócios.

1) Riscos Relacionados a Fatores Macroeconômicos

O Governo Federal e outras entidades da administração pública têm exercido significativa influência sobre a economia brasileira. As condições políticas e econômicas no Brasil podem influenciar adversamente a CSU, bem como o preço de mercado de suas ações. A inflação e os esforços do Governo Federal no combate à inflação, poderão contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil, podendo prejudicar a Companhia, bem como afetar o valor de mercado das suas ações. A volatilidade no valor do Real em relação ao Dólar e outras moedas pode afetar negativamente a CSU. A percepção de risco em outros países, principalmente em países emergentes, pode afetar adversamente a economia do País, bem como a Companhia e o valor de mercado de suas ações.

2) Riscos Relacionados aos Negócios da CSU

Os setores em que a CSU atua são competitivos, o que pode dificultar a expansão de seus negócios. A Companhia enfrenta intensa pressão competitiva nos preços que cobra de seus clientes, o que poderá afetar negativamente suas receita e lucratividade. Parcela significativa das receitas da CSU advém de contratos de prestação de serviços concentrados entre poucos clientes. Se os prestadores de serviços da Companhia rescindirem seus contratos com a CSU ou deixarem de renová-los, ou de cumprí-los, a Companhia poderá incorrer em custos significativos para desenvolver ou substituir sua tecnologia e infra-estrutura. Os clientes da CSU podem decidir internalizar os serviços de processamento de cartões, de gestão de call centers e de cobrança, ou outros serviços atualmente prestados pela Companhia, o que pode lhe afetar negativamente.

A CSU pode não ser capaz de repassar integralmente aos seus clientes eventuais aumentos futuros de custos, incluindo os aumentos de preço de seus fornecedores. Se a Companhia não for capaz de se manter atualizada com o rápido desenvolvimento tecnológico do seu setor ou de licenciar ou adquirir de terceiros a tecnologia necessária para sua operação em termos satisfatórios para a CSU, o volume de seus serviços diminuirá, reduzindo sua receita. A perda de executivos ou empregados-chave da Companhia pode lhe prejudicar. A divulgação não autorizada de dados de clientes e portadores, por meio de violação dos sistemas de computador da CSU ou por outro modo, pode lhe expor a obrigações de indenizar e a processos judiciais onerosos.  

3) Riscos Relacionados às Ações da Companhia

Os interesses dos acionistas controladores da CSU podem entrar em conflito com os interesses dos investidores da Companhia. A eventual venda de lotes significativos de ações da CSU pode fazer com que o preço dessas ações diminua. Os investidores da Companhia poderão não ser capazes de vender suas ações pelo preço ou na ocasião em que desejarem em razão do não desenvolvimento de mercado ativo ou líquido para as ações da CSU. A Companhia pode ter necessidade de capital adicional no futuro, o qual poderá não estar disponível. A captação de capital adicional poderá diluir a participação dos investidores da CSU.