Este Código de Ética aplica-se diretamente a todos os colaboradores e reflete os nossos valores e a nossa cultura. O seu cumprimento revela o compromisso de profissionalismo e transparência em todas as nossas ações no trabalho.

O comprometimento é um dos valores mais importantes para o crescimento e bom funcionamento de uma empresa. Por isso, é essencial que cada um aja e pense como se fosse dono do negócio, partilhando responsabilidades, contribuindo com ideias e zelando para o aprimoramento e desenvolvimento de processos no dia a dia da Companhia.

A busca pela excelência é o que leva ao aperfeiçoamento constante dos indivíduos e das empresas. A CSU acredita no incentivo permanente de seus colaboradores, para que eles possam sempre superar seus limites e vencer novos desafios.

O dia a dia da CSU é pautado nos princípios éticos e no respeito às pessoas, pois a Companhia acredita na valorização e no respeito ao ser humano como um dos caminhos para evolução de seus negócios e da sociedade.

Fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades e superem as expectativas de seus clientes, oferecendo soluções criativas e eficazes.

Conhecer a Cultura CSU é o primeiro passo para entender nosso Código de Ética. Cultura CSU é o modo como os colaboradores CSU atuam em seu dia a dia dentro da Companhia.
E como parte da nossa cultura, temos as competências que mais valorizamos em nossos colaboradores e pelas quais devem permear sua atuação na Companhia.

Conjunto de comportamentos, habilidades e atitudes que geram melhores resultados dentro de uma cultura organizacional.

Demonstrar orgulho em fazer parte da CSU. Ser comprometido como dono do negócio. Agir no curto prazo sem perder de vista os interesses de longo prazo da companhia.

É proibido qualquer tipo de troca de informações corporativa ou de nossos negócios com colaboradores de empresas concorrentes e não concorrentes.

Restrinja os fatos da empresa ao ambiente de trabalho. Não comente sobre a companhia em aviões, táxis, restaurantes ou mesas de bar. Nunca se sabe quem está ao seu lado.

Não divulgue informações não oficiais (rumores) de qualquer tipo tanto no ambiente interno quanto externo.

Não é permitida a retirada de materiais internos da CSU que incluam informações sobre as operações da companhia, ainda que tenha participado do desenvolvimento das mesmas. Exemplos: cópias de documentos, arquivos eletrônicos ou qualquer outro material confidencial, ou que tenha dados sobre clientes, fornecedores e parceiros referentes à atividade de sua área de atuação.

Destrua documentos impressos e mantenha mesas limpas, sem papéis, e gavetas e armários trancados.

Nossa gente é o maior patrimônio da Companhia.

O comprometimento dos colaboradores é fundamental para garantir a produtividade e eficiência dos serviços oferecidos pela CSU. E também muito importante para o desenvolvimento e sucesso profissional de todos.

Observe as seguintes atitudes que devem ser seguidas:

  • Pontualidade na jornada de trabalho.
  • Utilizar o crachá de identificação em local visível quando estiver na CSU.
  • Proteger a imagem da CSU. Se estiver utilizando alguma roupa com o logotipo da companhia, evite comportamento indevido em público.
  • Cuidado com materiais e documentos de acordo com a sua atividade, e dos ativos em geral da companhia.
  • Respeitar o público com que você se relaciona por causa da CSU: colegas de trabalho, clientes, fornecedores, investidores, instituições financeiras, comunidades locais e do governo.

Manter um bom relacionamento com todos os nossos públicos e, em especial, com os nossos clientes é essencial para o crescimento da nossa empresa. Para isso, é importante que cada um tenha atitude ética e responsável, zelando pela cordialidade, clareza, sinceridade e agilidade na troca de informações.

É importante sempre lembrarmos que:

  • Eles são a razão de existir da nossa companhia e por isso devemos tratá-los com cortesia, eficiência e sinceridade.
  • Receber bem suas sugestões é uma boa dica para estreitar o relacionamento.
  • Rapidez, flexibilidade, qualidade e respostas apropriadas fazem parte de um bom atendimento.
  • Caso nossos clientes solicitem a utilização do nome do grupo CSU em canais de comunicação externos, os pedidos devem ser encaminhados para a Assessoria de Imprensa.

Um trabalho de qualidade está diretamente ligado à competência e ao bom relacionamento com os fornecedores. Por isso, é importante estabelecermos com eles uma parceria sólida, pautada no respeito, na ética e no profissionalismo.

Para que isso ocorra, é preciso ter claro:

  • Antes de qualquer trabalho, envolver a área de Compras para a contratação.
  • Estimular a melhoria constante dos trabalhos de nossos fornecedores, enriquecendo a relação e trazendo melhorias aos nossos serviços.
  • Incentivar parceiros e fornecedores a adotar práticas de gestão que respeitem a dignidade humana e a ética.
  • Buscar pessoas ou empresas que estejam em linha com os padrões éticos da nossa companhia.

Os acionistas e investidores da CSU apostam no futuro de nossa Companhia. Por isso, é importante saber que:

  • Se solicitada alguma comunicação com os acionistas ou investidores, contate a área de Relações com Investidores, que está preparada para comunicar de forma adequada, precisa, transparente e segura as informações que permitem o acompanhamento das atividades e do desempenho da Companhia.
  • Cuidado: proteja a segurança e o sigilo das informações que ainda não forem de conhecimento público e que possam interferir no valor de nossas ações ou influenciar nos movimentos do mercado ou decisões dos investidores.
  • Respeite as regras das políticas de Divulgação ou de Negociação de Valores Mobiliários da CSU, construídas para auxiliar na conduta de administradores ou colaboradores da Companhia.

Como parte da sociedade, a CSU contribui para a justiça e democracia de acordo com as seguintes condutas:

  • Conhecer e obedecer de normas e legislações.
  • Não permitir a contribuição, donativo, prestação de favores ou envio de presentes para entidades públicas ou para servidores públicos, com o intuito de favor ilícito.

Devemos ter uma relação transparente com a imprensa, transmitindo confiança em nossas informações e veracidade dos fatos. É importante registrarmos algumas recomendações:

  • Não passe informações à imprensa ou faça entrevistas sem prévia autorização da área de Assessoria de Imprensa.
  • Caso seja contatado pela imprensa, por favor, encaminhe a ligação para a Assessoria de Imprensa, preparada para atender às solicitações da melhor forma possível.
  • Oriente seus parceiros e fornecedores para que não divulguem nenhum projeto que esteja em processo de execução à imprensa. Nenhum prestador de serviço está autorizado para falar da CSU sem a prévia autorização da área contratante e da Assessoria de Imprensa.
  • Informe sua equipe dos procedimentos de atenção com a imprensa.
  • Ao identificar qualquer publicação incorreta de dados ou notícias que atinja a imagem da CSU, informe imediatamente a Assessoria de Imprensa.
  • Quando contatado pelos meios de comunicação, em caso de entrevistas relacionadas com sua vida pessoal, não exponha o nome da Companhia para não associar a imagem da CSU com a sua opinião.

Assessoria de Imprensa - ML&A Comunicações Approach Comunicação
Ademir Morata Nara Neri
Tel: (11) 3811-2823 3147 7402 / (11) 8980 2538

Para a relação dos nossos colaboradores com Associações e Sindicatos, seguimos as seguintes condutas:

  • Democrática, a CSU reconhece o direito de nossos colaboradores participarem de atividades gremiais ou de partidos políticos, desde que não utilizem o horário de trabalho, recursos ou bens da Companhia ou nossos clientes.
  • Não utilizar opiniões políticas ou partidárias para influenciar o desenvolvimento de carreira de qualquer colaborador.

Para a CSU, a comunidade faz parte de seus públicos de interesse. Por isso, ela planeja ações que possam contribuir com seu crescimento por meio de atitudes diferenciadas.

Com o Instituto CSU, a companhia se responsabiliza pelo desenvolvimento e apoio de ações sociais, buscando a formação integral dos jovens e adultos atendidos pelo Instituto.

Desenvolvemos, promovemos e apoiamos programas de conscientização e educação social em parceria com clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade.

Promovemos, em nosso dia a dia, campanhas para a utilização consciente de recursos, eliminando desperdícios e preservando a natureza.

Não aceitamos o trabalho infantil ou qualquer forma de trabalho exploratório em nosso negócio ou por parte de nossos fornecedores ou parceiros.

Somos preocupados com a segurança de nossa Gente, garantindo a proteção de nossos colaboradores com o uso adequado de equipamentos e medidas de proteção.

Lidar com responsabilidade e ética em relação à concorrência é fundamental para a imagem e o crescimento de qualquer empresa.

As principais condutas que os colaboradores da CSU devem comprometer-se a seguir nesse domínio são:

  • Ser ético. Não devem ser feitos a terceiros comentários que possam prejudicar a imagem e os negócios da concorrência e nem sobre clientes.
  • Ter integridade.
  • Não aceitar nenhuma ação que possa ser interpretada como anticompetidora, monopolista ou contrária às leis, nacionais ou locais, que controlam as práticas competidoras do mercado.
  • Compromisso com a transparência

Em nossos registros contábeis e financeiros e na divulgação dessas informações é importante que:

  • Os resultados reflitam todos componentes das transações, fazendo uma apresentação honesta e franca.
  • Os colaboradores envolvidos nas informações divulgadas tenham a certeza de que é de sua responsabilidade a qualidade do que é apresentando, reforçando que o perfeccionismo e a veracidade de todas as transações são essenciais.
  • Para cumprir metas de desempenho individual ou de equipe, não se utilize de dados que não sejam verdadeiros.
  • Nossos colaboradores cooperem plenamente com auditores, internos e externos, não sendo permitida a falsificação de informações em nenhuma circunstância.

Qualquer desrespeito ao Código de Ética deve, imediatamente, ser reportado à área de Gente e Gestão.

O não cumprimento das normas e regras descritas neste Código, a falsificação de registros ou qualquer outro comportamento que represente a falta de ética, podem levar a rígidas ações disciplinares, incluindo demissão do colaborador e medidas judiciais.

Conflito de interesses

Situações como, ter participação individual ou familiar (parentes de 1ª e 2ª linhas: mãe, pai, filho(a), irmã(o), cônjuge, primo(a), tio(a) etc.) nos negócios de fornecedores, parceiros da Companhia ou em organizações que futuramente negociarão com a CSU.

Presentes e Pagamentos

Não é permitido que colaboradores da CSU recebam presentes de clientes, fornecedores, parceiros, acionistas, investidores e concorrentes, ou de pessoas que buscam alguma relação com a companhia.

É proibido também utilizar o nome da CSU nas conversas com clientes em benefício próprio.

Exceções:

  • São aceitáveis atitudes consideradas boas práticas de negócio, e que tenham valores simbólicos até R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
  • Caso receba um presente, envie agradecimento e explique que não é permitido aceitá-lo de acordo com o Código de Ética da CSU. Se for possível, devolva o presente. Outra sugestão é doá-lo para uma instituição não governamental, acordada com a área de Gente e Gestão de sua localidade.